segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NEO realizou Seminário de Educação e Tecnologia


De 21 a 31 de outubro, o Núcleo de Educação On-line das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) promoveu a terceira edição totalmente a distância do 19º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade: Inovando na Educação. O evento teve por objetivo, em seu caráter on-line, levar o conhecimento a todos os educadores dispersos geograficamente que, por uma razão ou outra, não conseguem participar de encontros  presenciais.
Segundo a coordenadora do núcleo, professora Dra. Querte Mehlecke, todo o seminário ocorreu no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Eduline, que propicia um espaço aberto e colaborativo de atualização e construção de conhecimento. “Os palestrantes, apresentadores de trabalhos e participantes interagiram entre si nos espaços virtuais do Eduline durante todo o período do evento”, ressaltou a coordenadora, lembrando que, nesta edição, foram selecionados 22 trabalhos de sete estados do Brasil (RS, PR, SP, RJ, PE, CE e AC). No total, participaram 140 profissionais da educação e outras pessoas interessadas no tema.
Os trabalhos foram apresentados por vários eixos temáticos, como Recursos  tecnológicos para análise de aprendizagem; Avaliação das Ferramentas didáticas tecnológicas utilizadas no curso de ciências biológicas a distância; Aprendizagem colaborativa em redes e mídias móveis; Recursos tecnológicos para alfabetização; A tecnologia como propulsora de aprendizagens significativas; Ensino de língua inglesa mediado por mídias digitais; Os desafios da narrativa digital e cinema em sala de aula; entre outros.
A partir das apresentações, os participantes interagiram através dos fóruns e discutiram sobre questões relacionadas às respectivas temáticas.
O seminário contou, também, com a participação de profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil e exterior. As palestras virtuais oportunizaram o debate de questões relacionadas às novas perspectivas tecnológicas e tendências na educação. Os palestrantes convidados ainda participaram de fóruns e interagiram através de seus estudos em torno dos seguintes tópicos: Design Thinking em Ação - Márcia Regina Diehl (Faccat/RS); School Champion: Desenvolvendo Letramento Digital na Escola com Jornal Online - Oleksiy Stepanovskiy (School Champion/Ucrânia); Perspectivas das crianças sobre o que funciona e não funciona com aplicativos móveis - Susanne I. Lapp (Florida Atlantic University/EUA); e Tecnologia Assistiva, Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas - Cláudio Luciano Dusik (Secretaria Municipal de Educação e Esporte/Esteio-RS).
Na opinião de Querte Mehlecke, o evento foi uma ótima oportunidade para discutir como as novas tecnologias e abordagens pedagógicas estão transformando o papel do professor em sala de aula, seja de forma presencial ou a distância. “Poder interagir com diversas pessoas do Brasil e do exterior foi uma possibilidade pioneira, um privilégio promovido pelo Núcleo de Educação On-line da Faccat em seu espaço virtual, o Eduline, com a participação de palestrantes e apresentadores vinculados do AUCEi (Association of Ubiquitous and Collaborative Educators International), uma organização internacional de estudiosos em prol da educação e das tecnologias, que apoia estudiosos, professores, e outros interessados nos conceitos de colaboração e comunicação ubíqua, sem fins lucrativos”, destacou a coordenadora.
Ela também ressaltou a flexibilidade de participação no seminário, que propiciou a todos os envolvidos momentos importantes de reflexão e construção de novos conhecimentos, em tempos e espaços diferentes, modalidade essa até então pioneira.
“A internacionalização para discutir o uso das tecnologias educacionais se faz cada vez mais necessária, pois os alunos, de modo geral, estão com acesso a todas as informações, locais, nacionais, internacionais, na palma da mão. Na medida em que o sistema educacional brasileiro vem se alinhando ao padrão internacional, precisamos cada vez mais (re)pensar o fazer pedagógico em todos os âmbitos”, reforçou Querte.
 Segundo ela, o seminário oportunizou discussões e contatos com palestrantes e suas experiências nos âmbitos educacionais da Ucrânia, Estados Unidos e do Brasil, de ponta a ponta, podendo visualizar aspectos interessantes do que os professores estão desenvolvendo e utilizando no Brasil e no exterior. “Nossa iniciativa pioneira promete crescer e se expandir nas próximas edições”, destacou a coordenadora, agradecendo a Equipe EaD pela dedicação e comprometimento com o evento e a todos os demais participantes que deram movimento e enriqueceram o seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário