terça-feira, 3 de julho de 2012

Autobiografia

Atividade desenvolvida na disciplina de Leitura e Produção de Textos I, ministrada pela professora Juliana Strecker - atividade de Autobiografia da acadêmica Sonia Maria dos Santos. 

     Me chamo Sonia Maria dos Santos, nasci no município de Taquara,onde moro até hoje, no dia 24 de abril de 1963. Tenho dois irmãos e uma irmã. Sou casada e tenho dois filhos que amo muito e dois cachorrinhos que são a minha paixão, meus companheirinhos.
Tive uma infância maravilhosa. Contava os dias para as férias, pois ia para a casa de meus avós maternos, no sítio em Lajeadinho, interior de Taquara. Eram dias de muita diversão. Andava de cavalo, subia em árvores, brincava com os cachorros (minha vó tinha criação de boxer e fazia festa de aniversários para eles).Meu avô comprou um jipe da segunda guerra para que nós pudéssemos passear nas terras dele (eram muito extensas). Lembro muito das árvores de Natal que minha vó enfeitava com bombons; das manhãs de Páscoa que ela escondia nossos ninhos e soltava no pátio os coelhinhos que criava. Sempre que dava, meu avô nos levava para tomar sorvetes. Muitas vezes acompanhava minha avó que vinha para a Escola Monteiro Lobato (Cimol), pois durante as férias ela dava curso de pintura e cerâmica. Tenho boas lembranças desse tempo.
Minha adolescência foi tranquila, naquele tempo era tudo muito controlado, meu pai dificilmente deixava sair de casa; quando pedia para ir ao cinema, ele ia até lá para verificar se o filme era adequado, dependendo do cartaz, não deixava ir. Comecei a namorar com dezesseis anos e foi bem complicado, não podia nem pegar na mão do namorado na frente do meu pai, era desrespeito. Sempre fui muito centrada, por isso não me incomodava muito com os “nãos” do meu pai. Era sonhadora, queria casar e ter filhos cedo. Casei com 22 anos e meu casamento durou apenas dois anos. Logo conheci meu atual esposo, que é uma pessoa maravilhosa, e depois de três meses juntos, engravidei da minha primeira filha, com 26 anos.Quando a Caroline tinha cinco meses, engravidei do Gustavo. Parei de trabalhar durante dois anos para me dedicar aos meus filhos. Sou mãe coruja assumida, tenho muito orgulho de meus filhos.
Sou uma pessoa persistente, prática, determinada, leal, generosa, romântica e carinhosa. Mas também teimosa, muito ciumenta, possessiva e não gosto que mexam nas minhas coisas.
Trabalho há vinte e quatro anos no município de Taquara como professora. Sempre gostei de crianças e por isso eu escolhi ser professora, sem contar que sou neta, filha (pai e mãe) e sobrinha de professoras. Adoro minha profissão.
Tenho muito orgulho dos meus pais, por serem pessoas do bem, que sempre primaram pela educação dos filhos e fizeram tudo que podiam para que nada faltasse. Orgulho-me do meu pai, que depois de ter quatro filhos, resolveu correr atrás do sonho de ser advogado e fez isso com muitas dificuldades.
Tenho uma leve tendência à depressão, e para que isso não aconteça, gosto de sair com minhas amigas para dar boas risadas e também de escutar uma boa música, isso me acalma.
Tenho mania de comprar, comprar e comprar, mesmo que não tenha muita utilidade. Quando posso e tenho dinheiro sobrando, gosto de passar no mercado e comprar coisas boas e diferentes para comer. Tenho gostos estranhos, gosto de comer beterraba com vinagre e açúcar, comer doce com salgado, isso é mania de alemão, não poderia mesmo fugir das minhas raízes. Adoro tomar chimarrão e, mesmo que não tenha companhia, tomo sozinha.
Gosto de ficar em alguns momentos sozinha, estar em ambientes calmos e tranquilos, adoro praia.
Pretendo daqui a dez anos estar aposentada, curtindo a vida. Tenho um desejo imenso de fazer um cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário