quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alfabetização, Letramento e os Múltiplos desafios.

Professores e alunos discutem alfabetização

       A coordenação do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara promoveu dias 25 e 26 de maio o seminário “Alfabetização, letramento e os múltiplos desafios – Reflexões sobre o novo ensino fundamental”, à noite, no auditório do campus, a abertura ocorreu dia 25 de maio, às 19h30min, com o tema “Reflexões sobre o currículo no ciclo de alfabetização”, que teve como palestrante Paulo Alves da Silva (Pedagogo, mestre em Educação pela Universidade de Brasília, técnico em assuntos educacionais e analista de políticas educacionais do MEC, além de ter trabalhado na assessoria técnica e pedagógica para implementação do Ensino Fundamental de nove anos.



Segundo Paulo Alves da Silva, um dos objetivos do Ensino Fundamental de nove anos é o de que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, a criança tenha mais tempo para as aprendizagens de alfabetização e letramento. "O primeiro passo na construção do currículo para alfabetização é refletir sobre a infância, vendo a criança não como o adulto do futuro, mas como um sujeito singular. O segundo é a escola organizar-se como um todo”, afirmou o Pedagogo, lembrando que duas perguntas são fundamentais na construção do currículo pensado a partir da infância: “Que conhecimentos são fundamentais e indispensáveis à formação das crianças e como organizar os tempos e os espaços da escola de forma a favorecer o contato das crianças com a natureza e com as tecnologias?", indagou o palestrante.

     Também participaram da abertura do seminário, a vice-diretora de Extensão e Assuntos Comunitários e coordenadora do curso de Pedagogia da Faccat, Marlene Ressler, que falou sobre o objetivo do evento, que é refletir sobre o currículo do Ensino Fundamental, especialmente no que se refere aos três primeiros anos, que constituem o bloco pedagógico de alfabetização. Na mesma ocasião, Cristiane Fonseca, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) se dirigiu aos participantes comentando sobre a realização do encontro pela instituição. "Vocês estão buscando a informação no lugar certo, pois a Faccat sempre se mostra muito receptiva às iniciativas que visam a progressos na alfabetização."

     Já o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, ressaltou o papel dos educadores nesse processo. "Os grandes autores da educação não são os que escrevem livros e que, muitas vezes, sequer entraram numa sala de aula, mas vocês, que convivem com as crianças no dia a dia”, disse Backes.


No sábado, dia 26 de maio, o seminário prosseguiu com a palestra “Ciclo de alfabetização – Um tempo de aprendizagens sem degraus, sem rupturas”, com Ivany Souza Ávila, e várias oficinas no campus, como a de alfabetização corporal, musical, em Ciências, literatura infantil e Matemática, além de jogos pedagógicos na alfabetização e avaliação do processo de alfabetização no bloco inicial.


Publicado em: 28 de maio de 2012

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