A abertura do evento ocorreu na última sexta-feira, dia 14 de setembro, à noite, no auditório do campus, com a palestra “Ler para contar, contar para ler. Aproximações entre eu e você”, com Celso Sisto, escritor, ilustrador e contador de histórias. Ele, que já recebeu dois prêmios Açorianos de Literatura, acaba de lançar seu 63º livro intitulado Rosalva Mãos de Fada.
Celso Sisto abriu o seminário contando uma história das Ilhas Canárias, interagindo com o público que lotou o auditório numa discussão sobre os diálogos possíveis entre uma história lida ou contada. Segundo o escritor, é preciso que o outro queira ouvir para que possa haver um diálogo, não necessariamente com palavras, mas através da construção das imagens por quem ouve e por quem conta, num trânsito contínuo de emoções.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Marlene Ressler, enfocou que esta é uma fase importante da educação das crianças e destacou a necessidade do debate e aprimoramento das questões relacionadas à Educação Infantil para que elas sejam bem cuidadas e bem educadas pelos profissionais desta área de aprendizagem. Já a Secretária Municipal de Educação de Taquara, Silvana Krupp, reforçou que o seminário é um momento para o crescimento pessoal, primeiramente, e depois profissional. Ela destacou que muito já é feito, mas que ainda há muito o que fazer e amadurecer nestes encontros.
O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, salientou a importância de formar e qualificar as pessoas que trabalham com a Educação Infantil. “Cuidemos de nossas crianças. Temos que prepará-las para este mundo que, tenho esperança, quando elas forem adultas, seja melhor do que o nosso”, disse o diretor, lembrando da responsabilidade de quem as educa no começo da vida, quando se forma a sua personalidade.
O Seminário de Educação Infantil prosseguiu no sábado, dia 15 de setembro, com as palestras “Ensinar e aprender na Educação Infantil: Diálogos Possíveis”, com Luciana Fachinni, professora universitária – ISEI e “Interfaces família e escola na Educação Infantil: uma integração possível?”, com Mariana Boeckel, psicóloga, coordenadora do Cesep Faccat. No mesmo dia também houve apresentação de trabalhos sobre vários temas relacionados às políticas públicas para a Educação da Infância; Currículo e Práticas na Educação Infantil; Identidade e Formação de Professores da Infância e Diversidade e Inclusão.
Publicado em: 17 de setembro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário