A disciplina História da Educação, do curso de Pedagogia, busca estudar as interfaces entre os fatos históricos e a educação do Brasil.
Ao longo do semestre diversas temáticas foram abordadas buscando compreender avanços e retrocessos educacionais do país.
Para o período educacional da ditadura militar brasileira realizamos uma atividade diferenciada que garantiu momentos de muita aprendizagem. O Juri Simulado é uma estratégia didática que proporciona aos alunos um estudo focado em um aspecto do conteúdo geral abordado. A partir da posição escolhida o grupo precisa aprofundar o assunto, através de uma vasta pesquisa, e consolidar a argumentação para defender a sua posição.
O julgamento realizado na segunda-feira, dia 23 de maio, buscou desvendar se houve avanço ou retrocesso educacional no período da ditadura militar brasileira.
O grupo de alunos foi dividido em dois: Defesa e Acusação. Cada grupo era composto de dois advogados e 4 testemunhas, mais uma equipe de apoio, para auxiliar na pesquisa e argumentação. O aluno José Guerino presidiu o julgamento, contando com assessoria da aluna Meridiana Mohr. Além disso, 5 alunas formavam o juri popular.
Na noite do Julgamento o grupo apresentou argumentos oriundos da legislação educacional, dados estatísticos do período, reportagens, cartas e situações ocorridas com desaparecidos, além de argumentos de autores relevantes da pedagogia nacional e universal.
O juri ao final da noite emitiu um parecer de forma unânime constatando os retrocessos implicados na educação brasileira no período ditatorial, dentre eles, a concepção de aluno implícita nas políticas educacionais do período.
Mais do que chegar a um veredito a importância dessa atividade esteve no envolvimento e dedicação dos alunos e, na compreensão de que a formação constante do/a professor/a se faz através da pesquisa e do pensamento critico.
Ao longo do semestre diversas temáticas foram abordadas buscando compreender avanços e retrocessos educacionais do país.
Para o período educacional da ditadura militar brasileira realizamos uma atividade diferenciada que garantiu momentos de muita aprendizagem. O Juri Simulado é uma estratégia didática que proporciona aos alunos um estudo focado em um aspecto do conteúdo geral abordado. A partir da posição escolhida o grupo precisa aprofundar o assunto, através de uma vasta pesquisa, e consolidar a argumentação para defender a sua posição.
O julgamento realizado na segunda-feira, dia 23 de maio, buscou desvendar se houve avanço ou retrocesso educacional no período da ditadura militar brasileira.
O grupo de alunos foi dividido em dois: Defesa e Acusação. Cada grupo era composto de dois advogados e 4 testemunhas, mais uma equipe de apoio, para auxiliar na pesquisa e argumentação. O aluno José Guerino presidiu o julgamento, contando com assessoria da aluna Meridiana Mohr. Além disso, 5 alunas formavam o juri popular.
Na noite do Julgamento o grupo apresentou argumentos oriundos da legislação educacional, dados estatísticos do período, reportagens, cartas e situações ocorridas com desaparecidos, além de argumentos de autores relevantes da pedagogia nacional e universal.
O juri ao final da noite emitiu um parecer de forma unânime constatando os retrocessos implicados na educação brasileira no período ditatorial, dentre eles, a concepção de aluno implícita nas políticas educacionais do período.
Mais do que chegar a um veredito a importância dessa atividade esteve no envolvimento e dedicação dos alunos e, na compreensão de que a formação constante do/a professor/a se faz através da pesquisa e do pensamento critico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário