terça-feira, 31 de maio de 2011

Juri simulado

       A disciplina História da Educação, do curso de Pedagogia, busca estudar  as interfaces entre os fatos históricos  e a educação do Brasil. 
    Ao longo do semestre diversas temáticas foram abordadas buscando compreender avanços e retrocessos educacionais do país.
      Para o período educacional da ditadura militar brasileira realizamos uma atividade diferenciada que garantiu momentos de muita aprendizagem.  O Juri Simulado é uma estratégia didática que proporciona aos alunos um estudo focado em um aspecto do conteúdo geral abordado. A partir da posição escolhida o grupo precisa  aprofundar o assunto, através de uma vasta pesquisa, e consolidar a argumentação para defender a sua posição. 
       O julgamento realizado na segunda-feira, dia 23 de maio, buscou desvendar se houve avanço ou retrocesso educacional no período da ditadura militar brasileira.
      O grupo de alunos foi dividido em dois: Defesa e Acusação. Cada grupo era composto de dois advogados e 4 testemunhas, mais uma equipe de apoio, para auxiliar na pesquisa e argumentação.  O aluno José Guerino presidiu o julgamento, contando com assessoria da aluna Meridiana Mohr. Além disso, 5 alunas formavam o juri popular.
      Na noite do Julgamento o grupo apresentou argumentos oriundos da legislação educacional, dados estatísticos do período, reportagens, cartas e situações ocorridas com desaparecidos, além de argumentos de autores relevantes da pedagogia nacional e universal.
       O juri ao final da noite emitiu um parecer de forma unânime constatando os retrocessos implicados na educação brasileira no período ditatorial, dentre eles, a concepção de aluno implícita nas políticas educacionais do período. 
       Mais do que chegar a um veredito a importância dessa atividade esteve no envolvimento e dedicação dos alunos e, na compreensão de que a formação constante do/a professor/a  se faz através da pesquisa e do pensamento critico.




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