terça-feira, 17 de dezembro de 2013

É Natal!

Natal


"Enfeite a árvore de sua vida 
com guirlandas de gratidão!
Coloque no coração laços de cetim rosa,
amarelo, azul, carmim
Decore seu olhar com luzes brilhantes
estendendo as cores em seu semblante"
Cora Coralina

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

O diferencial dos Trabalhos de Conclusão da Faccat

Foto acadêmico

O mês de dezembro, como ocorre todo o final de ano, é reservado para as atividades com bancas e formaturas no campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Na última semana, entre 9 e 12 de dezembro, houve julgamento dos trabalhos de conclusão e cerimônias de formatura, dias 13 e 14, que seguem nesta sexta-feira e no sábado, dias 20 e 21, envolvendo um grande número de acadêmicos e familiares, juntamente com professores e funcionários. O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, enfatizou que, dos 250 Trabalhos de Conclusão analisados nas bancas deste ano, 90 deles foram aprovados com Distinção, o que significa uma nota acima de 9,5.
Na mesma ocasião em que foram realizadas as bancas na Faccat, ocorreu o lançamento da Revista Universo Acadêmico, com 250 páginas, que reúne os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos em 2012, organizada pelo curso de Letras da Faccat. As coordenadoras editoriais são as professoras Liane Filomena Müller e Luciane Maria Wagner Raupp, com revisão técnica da professora Berenice Gonçalves Hackmann.
 “A Revista Universo Acadêmicos é uma síntese dos melhores TCCs de cada curso à disposição dos alunos e da comunidade. É uma forma de valorizar o trabalho dos acadêmicos, enquanto que outros são publicados parcialmente na Revista Horizontes”, diz o diretor, lembrando que eles estão disponíveis também na biblioteca do campus para que a comunidade acadêmica e em geral tome conhecimento das muitas abordagens pesquisadas. “É uma rica fonte de informação e uma sistemática que valoriza o trabalho dos alunos oportunizando que seja compartilhado.”, destaca Backes.
Para o diretor, a Revista Universo Acadêmico se caracteriza pela interdisciplinaridade e seu lançamento a cada ano marca um momento de confraternização entre o corpo docente, os acadêmicos autores e os profissionais da comunidade que participam da avaliação das bancas.
TRABALHOS DESTACADOS - Nas bancas do dia 9 de dezembro, foram destacados na revista os Trabalhos de Conclusão de Curso dos seguintes acadêmicos: Cristiano Gomes e Guilherme Neubarth (Administração) e Danúbia Ramos da Silva (Negócios Internacionais).
Do Curso de Matemática, a acadêmica destacada na revista foi Joseane Casiraghi Caloni.
No dia 10 de dezembro, foram os trabalhos dos acadêmicos Thiago Guilherme Faiffer (Turismo), Uriel Dutra (História) e Luciane Machado do Amaral (Letras).
Dia 11 de dezembro, os dos acadêmicos Mariana Rafaela Esquinatti  (Pedagogia), Giancarlo Luis Nonnemacher (Engenharia de Produção) e Fernanda Ressler Feiten (Sistemas de Informação).
E na quinta-feira, dia 12 de dezembro, foi  a vez dos acadêmicos Marcus Reis (Publicidade e Propaganda), Daniela Nunes Lopes (Relações Públicas) e Caroline Gabriela de Souza (Psicologia).
A Faccat já realizou formaturas no dia 13 de dezembro (Administração e Ciências Contábeis) e no dia 14 de dezembro (História, Letras e Turismo). Nesta sexta-feira, dia 20, ocorrem as formaturas dos cursos de Pedagogia, Engenharia de Produção, Gestão da Qualidade e Sistemas de Informação. No sábado, dia 21, acontecem as formaturas dos cursos de Psicologia, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.