terça-feira, 25 de junho de 2013

Abertas inscrições para XII Concurso Literário

Mais informações: https://www.faccat.br/portal/?q=node/1555

MEC autoriza Mestrado na FACCAT



O Ministério de Educação e Cultura, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), autorizou mestrado nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). O curso aprovado enfocará o Desenvolvimento Regional.
De acordo com o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, a confirmação do mestrado é um salto de qualidade para a instituição por ser um processo de muita exigência. Ele ressalta que a aprovação também vem ao encontro da filosofia que a Faccat tem como instituição comunitária preocupada com o desenvolvimento regional, tema no qual trabalha há bastante tempo, principalmente através da extensão. “A partir do curso acontecerão inúmeras pesquisas, que são uma necessidade para melhorarmos a realidade do nosso vale e regiões vizinhas”, diz o diretor.
As inscrições para a primeira turma ocorrem a partir de 1.º de julho e o curso se iniciará em setembro, com duração de dois anos. O corpo docente será formado exclusivamente por doutores.
Na opinião do vice-diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Faccat, Roberto Morais, o mestrado atenderá a demanda regional de qualificação dos profissionais de diversas áreas do conhecimento, promovendo a mediação entre as práticas que visam o desenvolvimento regional. Segundo Roberto Morais, o curso primará pela interdisciplinaridade e contribuirá para a análise e compreensão das realidades econômicas sociais, ambientais, culturais e políticas.







segunda-feira, 24 de junho de 2013

Fórum Paulo Freire

Fórum Paulo Freire reúne centenas de professores no campus
As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) sediam dias 23, 24 e 25 de maio o XV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, no campus. Estão inscritos para apresentação e discussão do tema, professores de educação básica, estudantes, alunos de pós-graduação, professores universitários e representantes de movimentos sociais. A abertura oficial será dia 23 de maio, às 19h30min, no Ginásio de Esportes do Colégio Santa Teresinha, em Taquara
Criado em 1999, o Fórum reúne professores, pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais de várias regiões do estado e do país. O evento é itinerante e, por isso, a cada ano uma faculdade ou universidade é escolhida para sediá-lo. Em 2013, a Faccat será a anfitriã.
O objetivo do encontro, que tem como tema este ano “Paulo Freire e a Educação nas Cidades”, é desenvolver uma reflexão crítica sobre a obra e o legado de Paulo Freire para fortalecer os vínculos entre as pessoas e as organizações envolvidas com trabalhos e pesquisas na perspectiva freireana, tendo como horizonte a educação nas cidades e a construção de uma cultura mais justa e democrática.
Além de oportunizar um espaço privilegiado de compartilhamento de conhecimentos e saberes, o fórum vai socializar experiências, manifestações artísticas e culturais, estudos e pesquisas, assim como vivenciar momentos de atualização e de aprofundamento teórico-prático por meio do diálogo, da escuta, da autoria e da liberdade, construindo novos sentidos para as diferentes dimensões do trabalho educativo.