quinta-feira, 26 de julho de 2012

Reinicio das aulas!


"Eu quero desaprender para aprender de novo.
  Raspar as tintas com que me pintaram.
  Desencaixotar emoções, recuperar sentidos".
  Rubem Alves

                                        Sejam bem vindos!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Relação de livros


OBRAS PARA A DISCIPLINA DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Professor Celso Sisto
2º semestre 2012
I - OS CLÁSSICOS UNIVERSAIS
Escolher uma obra


1. “As mil e uma noites”, de Auzou.  São Paulo, Publifolhinha, 2011.

2. “Aladim e a lâmpada maravilhosa”, de Antoine Galant. (Trad. de Sérgio Flaksman). São Paulo, Ática, 1997.

3. “Contos e lendas dos cavaleiros da Távola Redonda”, de Jacqueline Mirande. São Paulo, Cia das Letras, 2000.

4. “As aventuras de Renart, o raposo” adaptação de Brigitte Coppin.  São Paulo, Cia das Letrinhas, 2009.

5. “Robin Hood”, de Louis Rhead. Trad. Tatiana Belinky. São Paulo, Editora Amarilys, 2011.

6. “Fábulas de La Fontaine”, de Jean de la Fontaine. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo, Estação Liberdade, 2004.

7. “Contos de Perrault”, de Charles Perrault. Trad. de Regina Regis Junqueira. Belo Horizonte, Vila Rica, 1994.

8. “Contos dos Irmãos Grimm”, de Irmãos Grimm. Trad. de Lia Wyler. São Paulo, Rocco, 2005.

9. “Contos de Andersen”, de Hans Christian Andersen. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2002.

10. “Robinson Crusoé”, de Daniel Defoe. Trad. de Domingos Demasi. São Paulo, Best Bolso, 2009.

11. “As viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift. Trad. de Paulo Henriques Brito. São Paulo,  Penguin Companhia. 2010.

12. “Alice – aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro, Zahar, 2010.

13. “Peter Pan e Wendy”, de J.M. Barrie. Trad. de Hildegard Feist. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1999.

14. “As aventuras de Pinóquio”  (edição econômica), de Carlo Collodi. Trad. de Ivo Barroso. São Paulo, Cosac Naify, 2012.

15. “Viagem ao centro da Terra”, de Julio Verne. São Paulo, Melhoramentos, 2010. 

16. “A ilha do tesouro”, de Robert Louis Stevenson. Porto Alegre, L&PM Editoras, 2001.

17. “Pollyana”, de Eleanor Porter. Trad. de Monteiro Lobato. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 2012.

18. "A princesinha", de Frances Hodgson Burnett. São Paulo, Editora 34, 1996.

19. “O jardim secreto”, de Frances Hodgson Burnett. Trad. de Ana Maria Machado. São Paulo, Editora 34, 2010.

20. “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupèry. Trad. Dom Marcos Barbosa. Rio de Janeiro, Agir, 2006.

21. “O mágico de Oz”, de Frank L. Baum. Trad. de Willian Lagos. Porto Alegre, L&PM Editores, 2001.

II - LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA

Escolher uma obra

1. “Contos da Carochinha”, de Figueiredo Pimentel. Belo Horizonte, Editora Villa Rica, 2006.

2. “O picapau amarelo”, de Monteiro Lobato. – qualquer edição.

3. “A reforma da natureza”, de Monteiro Lobato – qualquer edição.

4. “As memórias de EmílIa”, de Monteiro Lobato – qualquer edição

5. “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato – qualquer edição.

6. “O homem que calculava”, de Malba Tahan. Rio de Janeiro, Record, 2001.

7. “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos. Rio de Janeiro, Record, 1998.

8. “O gato malhado e a andorinha Sinhá”, de Jorge Amado. São Paulo, Cia. das Letrinhas, 2008.

9. “Vito Grandam”, de Ziraldo. São Paulo, Melhoramentos, 1995.

10. “Bisa Bia Bisa Bel”, de Ana Maria Machado. São Paulo, Salamandra, 2007.

11. “De olho nas penas”, de Ana Maria Machado. São Paulo, Salamandra, 2003.

12. “De repente dá certo”, de Ruth Rocha. São Paulo, Salamandra, 2010.

13. “Marcelo, marmelo, martelo”, de Ruth Rocha. São Paulo, Salamandra, 1999.

14. “Uma ideia toda azul”, de Marina Colasanti. São Paulo, Global, 2006.

15. “Doze reis e a moça no labirinto do vento”, de Marina Colasanti. São Paulo, Global, 2006.

16. “Com certeza tenho amor”, de Marina Colasanti. São Paulo, Global, 2009.

17. “Quem roubou o meu futuro”, de Sylvia Orthof. São Paulo, Atual, 2004.

18.“Zé vagão da roda fina”, de Sylvia Orthof. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997.

19. “Se a memória não me falha”, de Sylvia Orthof. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1987.

20. "Indez", de Bartolomeu Campos de Queirós. São Paulo, Global, 2004.

21. “Ler, escrever e fazer conta de cabeça”, de Bartolomeu Campos de Queirós. São Paulo, Global, 2004.

22. “Por parte de pai”, de Bartolomeu Campos de Queirós. São Paulo, RHJ, 1995.

23. “O olho de vidro do meu avô”, de Bartolomeu Campos de Queirós. São Paulo, Moderna, 2004.

24. “A casa da madrinha”, de Lygia Bojunga. Rio de Janeiro, Casa Lygia Bojunga, 2011.

25. “A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga. Rio de Janeiro, Casa Lygia Bojunga, 2003.

26. “Angélica”, de Lygia Bojunga. Rio de Janeiro, Casa Lygia Bojunga, 2005.

27. “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga. Rio de Janeiro, Casa Lygia Bojunga, 2004.

Bolsa PIBID

O curso de Pedagogia comunica que estão abertas as inscrições para os interessados em receber uma bolsa no valor de R$400,00 mensais, para participar do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência). Esse programa visa a estimular a prática docente dos acadêmicos das licenciaturas.

Os interessados deverão disponibilizar, pelo menos, 8 horas semanais, divididas entre atividades de planejamentos na Faccat e prática nas escolas de Taquara a que forem destinadas.

As inscrições ocorrerão até o dia 07 de agosto de 2012. Para acessar o edital e a ficha de inscrição, clicar no banner Pibid, no site da Faccat (www.faccat.br). Vagas limitadas.

sábado, 14 de julho de 2012

Grupo de Estudos Paulo Freire

Convite

No dia 3 de agosto, às 19h30min, na sala B 101, FACCAT, irá ocorrer o próximo encontro do "Grupo de Estudos Paulo Freire".


"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".

Paulo Freire

Rematrículas

Internet: 00h às 23h59min.
Presencial: 13h30min. às 22h


19 de julho (5ª feira) - Pedagogia, Anos Iniciais e Ensino Médio. 

20 de julho (6ª feira) - Para todos os cursos (exclusivamente via internet)

Início do semestre letivo: 26 de julho de 2012

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Horários 2012/2


Pedagogia - Licenciatura

Noturno

(horário sujeito a alterações)

Segunda-feira
2210 - Pesquisa e Prática Pedagógica II
2220 - Fundamentos e Metodologia de Ciências
2251 - TCC II
2106 - Antropologia
2149 - Realidade Brasileira e Cidadania

Terça-feira
2101- Português
2147- Filosofia
2245 -Educação Especial e Inclusão
2134 -Literatura InfantoJuvenil
2271 -Estágio Supervisionado

Quarta-feira
2148 - Sociologia
2112 - Psicologia da Educação II
2151 - Leitura e Produção de Textos I
2216 - Fundamentos e Metodologia da Matemática

Quinta-feira
2101 - Português
2148 - Sociologia
2146 - Sociologia da Educação
2308 - Política Educacional e Educação Básica II
2246 - Fundamentos e Metodologia da Arte

Sexta-feira
2101 - Português
2147 - Filosofia

Pedagogia - Licenciatura

 Horário Especial

(horário sujeito a alterações)

Sábado – manhã
2101 - Português
2135 - Biologia da Educação
2266 - Didática e Prática II
2212 - Linguística aplicada á Alfabetização
2302 - Currículo e Avaliação 
2152 - Leitura e Produção de Textos II
2269 - Fundamentos e Metodologia da Musicalização

Sábado – Tarde
2145 - Filosofia da Educação
2132 - Educação e Epistemologia
2268 - Metodologia do Ensino
2218 - Fundamentos e Metodologia da História
2270 - Múltiplas Linguagens: Libras e Braile

Intensivo
2147 - Filosofia


HORÁRIO 2012/2

Pedagogia - Pedagogia – Anos Iniciais

Noturno

(horário sujeito a alterações)

Segunda-feira
2220 - Fundamentos e Metodologia de Ciências
2251 - TCC II
2106 - Antropologia

Terça-feira
2147 - Filosofia
2245 - Educação Especial e Inclusão
2134 - Literatura InfantoJuvenil
2250 - Estágio Supervisionado III

Quarta-feira
2148 - Sociologia
2112 - Psicologia da Educação II
2151 - Leitura e Produção de Textos I
2216 - Fundamentos e Metodologia da Matemática

Quinta-feira
2148 - Sociologia
2146 - Sociologia da Educação
2246 - Fundamentos e Metodologia da Arte

Sexta-feira
2147 - Filosofia

     HORÁRIO 2012/2

Pedagogia - Anos Iniciais

 Horário Especial

(horário sujeito a alterações)

Sábado – manhã
2212 - Linguística aplicada á Alfabetização
2152 - Leitura e Produção de Textos II
2135 - Biologia da Educação

Sábado – Tarde
2122 - Filosofia da Educação I
2218 - Fundamentos e Metodologia da História
2248 - Estágio Supervisionado II

Intensivo
2147 - Filosofia


HORÁRIO 2012/2

Pedagogia - Ensino Médio Currículo 1

Noturno

(horário sujeito a alterações)

Segunda-feira
2205 - Metodologia do Ensino Médio

Terça-feira
2207 - Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental

Quinta-feira
2118 - Sociologia da Educação I


Pedagogia - Ensino Médio Currículo 2

Noturno

(horário sujeito a alterações)

Segunda-feira
2205 - Metodologia do Ensino Médio
2251 - Trabalho de Conclusão II

Terça-feira
2253 - Estágio Super. do Ensino Fundamental II

Quinta-feira
2118 - Sociologia da Educação I

terça-feira, 3 de julho de 2012

Grupo de Estudos Paulo Freire


No dia 13 de julho, às 19h30min na sala B 101, FACCAT, ocorreu o encontro do "Grupo de Estudos Paulo Freire", esteve presente na reunião o professor da UFRGS, Jaime Zitkoski.  Ele contribuiu com suas experiências e vivências nos Fóruns de Estudos Paulo Freire no decorrer dos seus 14 anos. A professora Márcia Cavalcante contextualizou com o grupo sobre a situação do Fórum na Faccat, compartilhando que, para o segundo semestre de 2012, a faculdade promoverá um curso de extensão sobre a vida e obra de Paulo Freire. O curso acontecerá a partir de setembro, e será destinado à alunos interessados.

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão".

 Paulo Freire

Autobiografia

Atividade desenvolvida na disciplina de Leitura e Produção de Textos I, ministrada pela professora Juliana Strecker - atividade de Autobiografia da acadêmica Sonia Maria dos Santos. 

     Me chamo Sonia Maria dos Santos, nasci no município de Taquara,onde moro até hoje, no dia 24 de abril de 1963. Tenho dois irmãos e uma irmã. Sou casada e tenho dois filhos que amo muito e dois cachorrinhos que são a minha paixão, meus companheirinhos.
Tive uma infância maravilhosa. Contava os dias para as férias, pois ia para a casa de meus avós maternos, no sítio em Lajeadinho, interior de Taquara. Eram dias de muita diversão. Andava de cavalo, subia em árvores, brincava com os cachorros (minha vó tinha criação de boxer e fazia festa de aniversários para eles).Meu avô comprou um jipe da segunda guerra para que nós pudéssemos passear nas terras dele (eram muito extensas). Lembro muito das árvores de Natal que minha vó enfeitava com bombons; das manhãs de Páscoa que ela escondia nossos ninhos e soltava no pátio os coelhinhos que criava. Sempre que dava, meu avô nos levava para tomar sorvetes. Muitas vezes acompanhava minha avó que vinha para a Escola Monteiro Lobato (Cimol), pois durante as férias ela dava curso de pintura e cerâmica. Tenho boas lembranças desse tempo.
Minha adolescência foi tranquila, naquele tempo era tudo muito controlado, meu pai dificilmente deixava sair de casa; quando pedia para ir ao cinema, ele ia até lá para verificar se o filme era adequado, dependendo do cartaz, não deixava ir. Comecei a namorar com dezesseis anos e foi bem complicado, não podia nem pegar na mão do namorado na frente do meu pai, era desrespeito. Sempre fui muito centrada, por isso não me incomodava muito com os “nãos” do meu pai. Era sonhadora, queria casar e ter filhos cedo. Casei com 22 anos e meu casamento durou apenas dois anos. Logo conheci meu atual esposo, que é uma pessoa maravilhosa, e depois de três meses juntos, engravidei da minha primeira filha, com 26 anos.Quando a Caroline tinha cinco meses, engravidei do Gustavo. Parei de trabalhar durante dois anos para me dedicar aos meus filhos. Sou mãe coruja assumida, tenho muito orgulho de meus filhos.
Sou uma pessoa persistente, prática, determinada, leal, generosa, romântica e carinhosa. Mas também teimosa, muito ciumenta, possessiva e não gosto que mexam nas minhas coisas.
Trabalho há vinte e quatro anos no município de Taquara como professora. Sempre gostei de crianças e por isso eu escolhi ser professora, sem contar que sou neta, filha (pai e mãe) e sobrinha de professoras. Adoro minha profissão.
Tenho muito orgulho dos meus pais, por serem pessoas do bem, que sempre primaram pela educação dos filhos e fizeram tudo que podiam para que nada faltasse. Orgulho-me do meu pai, que depois de ter quatro filhos, resolveu correr atrás do sonho de ser advogado e fez isso com muitas dificuldades.
Tenho uma leve tendência à depressão, e para que isso não aconteça, gosto de sair com minhas amigas para dar boas risadas e também de escutar uma boa música, isso me acalma.
Tenho mania de comprar, comprar e comprar, mesmo que não tenha muita utilidade. Quando posso e tenho dinheiro sobrando, gosto de passar no mercado e comprar coisas boas e diferentes para comer. Tenho gostos estranhos, gosto de comer beterraba com vinagre e açúcar, comer doce com salgado, isso é mania de alemão, não poderia mesmo fugir das minhas raízes. Adoro tomar chimarrão e, mesmo que não tenha companhia, tomo sozinha.
Gosto de ficar em alguns momentos sozinha, estar em ambientes calmos e tranquilos, adoro praia.
Pretendo daqui a dez anos estar aposentada, curtindo a vida. Tenho um desejo imenso de fazer um cruzeiro.