quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alfabetização, Letramento e os Múltiplos desafios.

Professores e alunos discutem alfabetização

       A coordenação do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara promoveu dias 25 e 26 de maio o seminário “Alfabetização, letramento e os múltiplos desafios – Reflexões sobre o novo ensino fundamental”, à noite, no auditório do campus, a abertura ocorreu dia 25 de maio, às 19h30min, com o tema “Reflexões sobre o currículo no ciclo de alfabetização”, que teve como palestrante Paulo Alves da Silva (Pedagogo, mestre em Educação pela Universidade de Brasília, técnico em assuntos educacionais e analista de políticas educacionais do MEC, além de ter trabalhado na assessoria técnica e pedagógica para implementação do Ensino Fundamental de nove anos.



Segundo Paulo Alves da Silva, um dos objetivos do Ensino Fundamental de nove anos é o de que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, a criança tenha mais tempo para as aprendizagens de alfabetização e letramento. "O primeiro passo na construção do currículo para alfabetização é refletir sobre a infância, vendo a criança não como o adulto do futuro, mas como um sujeito singular. O segundo é a escola organizar-se como um todo”, afirmou o Pedagogo, lembrando que duas perguntas são fundamentais na construção do currículo pensado a partir da infância: “Que conhecimentos são fundamentais e indispensáveis à formação das crianças e como organizar os tempos e os espaços da escola de forma a favorecer o contato das crianças com a natureza e com as tecnologias?", indagou o palestrante.

     Também participaram da abertura do seminário, a vice-diretora de Extensão e Assuntos Comunitários e coordenadora do curso de Pedagogia da Faccat, Marlene Ressler, que falou sobre o objetivo do evento, que é refletir sobre o currículo do Ensino Fundamental, especialmente no que se refere aos três primeiros anos, que constituem o bloco pedagógico de alfabetização. Na mesma ocasião, Cristiane Fonseca, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) se dirigiu aos participantes comentando sobre a realização do encontro pela instituição. "Vocês estão buscando a informação no lugar certo, pois a Faccat sempre se mostra muito receptiva às iniciativas que visam a progressos na alfabetização."

     Já o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, ressaltou o papel dos educadores nesse processo. "Os grandes autores da educação não são os que escrevem livros e que, muitas vezes, sequer entraram numa sala de aula, mas vocês, que convivem com as crianças no dia a dia”, disse Backes.


No sábado, dia 26 de maio, o seminário prosseguiu com a palestra “Ciclo de alfabetização – Um tempo de aprendizagens sem degraus, sem rupturas”, com Ivany Souza Ávila, e várias oficinas no campus, como a de alfabetização corporal, musical, em Ciências, literatura infantil e Matemática, além de jogos pedagógicos na alfabetização e avaliação do processo de alfabetização no bloco inicial.


Publicado em: 28 de maio de 2012

Fórum Leituras de Paulo Freire será na FACCAT em 2013


O Fórum Leituras de Paulo Freire foi criado em 1999 e reúne professores, pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais de várias regiões do estado e país.  O encontro anual busca refletir sobre o legado de Paulo Freire e pensar o futuro da educação, tendo como referência os princípios da educação popular.O Fórum é itinerante e a cada ano uma faculdade ou universidade é escolhida para sediá-lo.

Um conjunto de estudantes e professores da FACCAT estiveram  em Erechim, entre os dias 24 e 26 de maio, durante o XIV Fórum de Estudos, sediado pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, para  apresentar a  candidatura da FACCAT como sede do evento em 2013. Por unanimidade a plenária referendou a indicação e a edição que comemorará quinze anos do Fórum acontecerá  no Vale do Paranhana no próximo ano.

Além do importante debate educacional, essa conquista contribuirá na divulgação da  região e envolvendo um conjunto de parceiros como prefeituras, hotéis, e restaurantes das diversas cidades, considerando que participam cerca de  350 pessoas por edição.

Desde dezembro de 2011 um conjunto de alunos e professores vem se reunindo para aprofundar os estudos de Paulo Freire, mobilizados pelo curso de Pedagogia, coordenado pela professora Marlene Ressler. 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Oficina: Jornal na Sala de Aula



     No dia 8 de maio ocorreu aqui na FACCAT a 1ª oficina do Jornal na Sala de Aula, a professora Juliana Strecker abordou neste encontro "O gênero notícias: propostas metodológicas"

    A próxima oficina  está agendada para o dia 28 de junho e será sobre a elaboração de um projeto de exploração do jornal com ênfase em atividades de Educação Física.
     A partir do dia 14 de maio, o programa Jornal na Sala de Aula do Grupo Sinos contará com um caderno especial que terá como foco a educação e a democratização da informação.

Foto: Mariana Halmel




sábado, 12 de maio de 2012

Mãe...




Você sabe, Mãe...
Que você se dedica e empenha por nós a cada dia,
nós simplesmente aceitamos.
Quase não nos tiramos o tempo de dizer-lhe
"muito obrigado".
Esta palavra parece nos travar a língua.

Mas, com certeza, você às vezes sente num olhar,
ou talvez numa rápida carícia, assim de passagem,
aquilo que não lhe conseguimos dizer com palavras.

Você sabe, MÃE, o quanto você significa para nós!
E AMOR não precisa de grandes gestos.
Ele simplesmente está aí,
tão naturalmente, como o respirar ou
o pulsar do coração...

Mãe, nós a amamos muuito..., você sabe...

                                                   Parabéns pelo seu dia!




quarta-feira, 9 de maio de 2012

Participe...


DIA 25 DE MAIO - NOITE
19h - Credenciamento
19h30min - Conferência de abertura

REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Palestrante: representante do MEC - CGEF

DIA 26 DE MAIO – MANHÃ – 8h30min

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO - UM TEMPO DE APRENDIZAGENS SEM DEGRAUS, SEM  RUPTURAS.
Palestrante: Ivany Souza Ávila

DIA 26 DE MAIO - TARDE – 13h30min às 16h30min

OFICINAS:
Alfabetização corporal
Luciele Pioly
Alfabetização musical
Patrícia Kebach
Alfabetização em Ciências
Zenar Schein
Alfabetização Matemática
Thaís Ribeiro Pagliarini
Jogos pedagógicos na alfabetização
Ana Paula da Silva e Carla Feiten
Alfabetização e literatura infantil
A confirmar
Avaliação do processo de alfabetização no bloco inicial
Aneli Paaz

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vem ai...

A FACCAT estará representada neste evento com a participação de 3 professores e 8 alunos!

XIV FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
Educação Popular e Transformação Social
24 a 26 de maio de 2012
Erechim - RS
Realização
UFFS, UNIJUÍ, URI, FURG, UFPEL
Apoio
CAPES, ACP Educativa, MPU, MAB, Via Campesina, 15º Núcleo CPERS, Sinpro-RS, FAE, IFRS Sertão e Erechim, DCE/UFFS-Erechim, SMED/Erechim, 15ª CRE, CEPO.