terça-feira, 31 de maio de 2011

Oficina Jornal na Sala de Aula

     No dia 31/05/2011 ocorreu a 1ª oficina do Jornal na Sala de Aula para professores do Vale do Paranhana, tendo como coordenadoras do programa na FACCAT as professoras Marlene Soder Ressler e Juliana Strecker.
      A próxima oficina já está marcada para o dia 29/06/2011 às 13h30min na FACCAT.


Juri simulado

       A disciplina História da Educação, do curso de Pedagogia, busca estudar  as interfaces entre os fatos históricos  e a educação do Brasil. 
    Ao longo do semestre diversas temáticas foram abordadas buscando compreender avanços e retrocessos educacionais do país.
      Para o período educacional da ditadura militar brasileira realizamos uma atividade diferenciada que garantiu momentos de muita aprendizagem.  O Juri Simulado é uma estratégia didática que proporciona aos alunos um estudo focado em um aspecto do conteúdo geral abordado. A partir da posição escolhida o grupo precisa  aprofundar o assunto, através de uma vasta pesquisa, e consolidar a argumentação para defender a sua posição. 
       O julgamento realizado na segunda-feira, dia 23 de maio, buscou desvendar se houve avanço ou retrocesso educacional no período da ditadura militar brasileira.
      O grupo de alunos foi dividido em dois: Defesa e Acusação. Cada grupo era composto de dois advogados e 4 testemunhas, mais uma equipe de apoio, para auxiliar na pesquisa e argumentação.  O aluno José Guerino presidiu o julgamento, contando com assessoria da aluna Meridiana Mohr. Além disso, 5 alunas formavam o juri popular.
      Na noite do Julgamento o grupo apresentou argumentos oriundos da legislação educacional, dados estatísticos do período, reportagens, cartas e situações ocorridas com desaparecidos, além de argumentos de autores relevantes da pedagogia nacional e universal.
       O juri ao final da noite emitiu um parecer de forma unânime constatando os retrocessos implicados na educação brasileira no período ditatorial, dentre eles, a concepção de aluno implícita nas políticas educacionais do período. 
       Mais do que chegar a um veredito a importância dessa atividade esteve no envolvimento e dedicação dos alunos e, na compreensão de que a formação constante do/a professor/a  se faz através da pesquisa e do pensamento critico.




Saída técnica

       No dia 3 de maio as alunas que estão cursando a disciplina Metodologia do Ensino acompanhados pela professora Nina Rosa Stein visitaram a Escola de Educação infantil Estrelinha do Mar em Capão da Canoa, a qual utiliza a metodologia Montessori.
Observação: a 1ª postagem foi no dia 05/05/2011.




                   

Práticas Pedagógicas na Educação Infantil -1ª edição

     Na segunda-feira, dia 23/05/2011, iniciou a 1ª edição do curso Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, com o tema Desenvolvimento motor e jogos recreativos com crianças de 4 meses a 3 anos, ministrada pela professora Lucieli Pioly.  
      O curso segue até o mês de outubro de 2011. 


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Curso: Monteiro Lobato - Prazer em conhecê-lo!

Ministrante: Luciane Maria Wagner Raupp
Público-alvo: acadêmicos do Curso de Letras e Pedagogia, professores de Língua Portuguesa e professores das séries iniciais
Datas: 20, 27 de maio e 3 de junho
Horário: das 13h30min às 16h30min
Local: campus da FACCAT
Período de inscrições: até 19 de maio
Inscrições: www.faccat.br
Investimento: R$ 25,00
Promoção: Curso de Letras


Palestra

         Sábado, dia 07/05/2011, as alunas que cursam a disciplina Ação Pedagógica acompanhadas da Professora Raquel Caetano assistiram a palestra Múltiplas Linguagens na Educação Infantil com o professor Doutor Gabriel Junqueira.
          A palestra faz parte de um curso promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Taquara.


2ª edição - Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

       Já estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, com início previsto para o dia 16 de junho de 2011.
Inscrições pelo site  www.faccat.br.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pós-Graduação 2011

         No dia 10 de maio iniciaram as aulas das turmas de Pós-Graduação em Gestão Educacional: Supervisão e Orientação Educacional e Psicopedagogia Institucional e Clínica. 
        A Gestão Educacional: Supervisão e Orientação Educacional tem como objetivo oportunizar uma formação especializada em gestão educacional que capacite profissionais da educação para construir seus conhecimentos sobre os novos paradigmas e responder criticamente às exigências das atuais políticas da educação e promover a prática reflexiva e integrada dos profissionais da escola, levando em conta formas avançadas de gestão educacional.
         Já a Psicopedagogia Institucional e Clínica visa conhecer os fundamentos da psicopedagogia, bem como a evolução da sua história no Brasil e no mundo, por meio das diferentes correntes teóricas que constituíram esse processo e construir a identidade do psicopedagogo como profissional comprometido com uma abordagem crítica em relação à instituição e à clínica.